Pena de morte
As leis foram escritas com um único objetivo de serem cumpridas e é dever do estado proteger a sociedade como um todo. Mesmo existindo sentenças determinadas para cada grau de infração, percebe-se uma crescente taxa de criminalidade e principalmente violenta; Outro problema frequentemente visto é a superlotação de celas que vem acarretando complicações como o alto custo público e consequentemente a falta de recursos básicos por indivíduo, assim como a violência e a revolta dentro das prisões que geram uma guerras entre o crime e a polícia.
No filme Laranja Mecância, digirido por Stanley Kubrick (baseado na obra literária de Anthony Burgess) , tem-se um exemplo da difícil reintegração social onde um delinquente, o protagonista Alex DeLarge, após ser preso passa por um tratamento fictício nomeado de "Ludovico" que o incapacita de realizar ou se quer testemunhar atos de violência. Sua crítica ao ser humano e a sociedade violenta intenciona a pensar "se" poderia de fato existir uma solução como penalidade eficaz para o problema da criminalidade.
Portanto, além de ser um método extremamente educativo para todo o mundo, pois inibe os futuros criminosos a cometerem crimes, a pena de morte também dá-se como uma garantia de que a ação não será repetida por eles (já que essa é uma questão preocupante a todos) e elimina os indivíduos indesejáveis à sociedade, tornando-se assim, dentre os métodos atuais o que traz mais resultados positivos e imediatos contra crimes hediondos.