peles e anexos
A pele recobre a superfície do corpo e apresenta-se constituída por uma porção epitelial de origem ectodérmica que é a epiderme e uma porção conjuntiva de origem mesodérmica que é a derme. Abaixo em continuidade com a derme está a hipoderme, que embora tenha a mesma origem da derme, não faz parte da pele, apenas serve-lhe de suporte e união com os órgãos subjacentes. Na pele observa-se varias estruturas anexas, que são os pelos, unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas. A pele é um dos maiores órgãos do corpo, pois atinge 16% do peso corporal.
FUNÇÕES:
. Proteger o organismo a perda de água por evaporação e contra o atrito;
. Serve como grande receptor par a s sensações gerais (dor, pressão, tato e temperatura);
. Colabora com a termorregulação do corpo;
. Participa na excreção de varias substancias;
. Proteção contras os raios ultravioletas;
. Formação de vitamina D3
. Importante papel nas respostas imunitárias do organismo.
EPIDERME:
A epiderme é constituída por um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado. A característica da pele difere na maior parte da superfície do corpo. Há locais, como a palma da mão e planta dos pés, onde a epiderme é muito mais espessa e a pele é denominada pele delgada, Na pele espessa, podem ser distintas cinco camadas na epiderme. E há também os melanócitos, células de Langerhans e de Menkel.
.CAMADA BASAL: É a camada celular que responsável por promover a renovação da epiderme. Possui melanócitos. Tem células prismáticas ou cubóides, as quais repousam sobre a membrana basal, que separa a epiderme da derme.
.CAMADA ESPINHOSA: Possuem muitos desmossomos para unirem-se a outras células, dando aspecto espinhoso, quanto mais fricção e pressão, mais espessa esta camada será. São células poligonais cubóides e possuem núcleo central.
.CAMADA GRANULOSA: Secretam substancias (querato-hialina, glicosaminoglicanas e fossolipideos), Tem células spoligonais com núcleo