pele e anexos
Histologia: Farmácia
Pele e Anexos
Ana Flávia Cotrim Ribeiro Luiz
Bruna Cecilia Nascimento Leite
Denise Cristina Fernandes Costa de Assis Pauliane Caroline Ferreira da Silva anaflaviacotrim@gmail.com bruna_cnl@hotmail.com denise.cfc.assis@hotmail.com paulianeferreira.dasilva@gmail.com
Faculdades Integradas Tereza d’avila
Resumo - Objetivo
Caracterizar as estruturas morfológicas e anatômicas da pele e seus anexos. Aplicação de fármacos nas vias cutâneas e subcutâneas. O objetivo é mostrar as inúmeras formas de absorção dos fármacos, aplicadas àpele e seus anexos.
Neste artigo vamos abordar as causas, os sintomas, as formas de diagnósticos e os tratamentos existentes nas doenças de pele, couro cabeludo e unhas.
Introdução.
A pele é um tipo de tecido epitelial chamado epitélio de revestimento. Os tecidos epiteliais de revestimento são também encontrados revestindo as cavidades corporais internas dos animais. (1)
A pele, é o órgão integrante do sistema tegumentar (junto ao cabelo e pelos, unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas) , que tem por principais funções participar na regulação da temperatura e da pressão sanguínea, evitar a perda de fluidos e eletrólitos. Serve de barreira contra agentes físicos, químicos e microbiológicos, produz Vit D, é um órgão sensorial e armazena lipídeos, água, vitaminas, carboidratos, proteínas e outros nutrientes. A pele é um dos maiores órgãos, constituindo 15% do peso corporal, cobrindo quase todo o corpo à exceção dos orifícios genitais e alimentares, olhos e superfícies mucosas genitais.(2)
A pele apresenta três camadas: a epiderme, aderme e a hipodermesubcutâneas (tecnicamente externo à pele, mas relacionado funcionalmente). Há ainda vários órgãos anexos, como folículos pilosos, glândulas sudoríparas e sebáceas.A pele é praticamente idêntica em todos os grupos étnicos humanos.