Pele anexos
Técnica em Radiologia
Juliene Alves Monteiro de Lyra
PELES E ANEXOS
Monteiro
2012
Introdução
Um dos órgãos do corpo humano responsável pela proteção é a pele. Também conhecida como cútis, que tem por principais funções a proteção dos tecidos subjacentes, regulação da temperatura somática, reserva de nutrientes e ainda conter terminações nervosas sensitivas. A pele é o órgão integrante do sistema tegumentar (junto ao cabelo e pêlos, unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas), que tem por principais funções participar na regulação da temperatura e da pressão sanguínea, evitar a perda de fluidos e eletrólitos. Serve de barreira contra agentes físicos, químicos e microbiológicos, produz Vit. D, é um órgão sensorial e armazena lipídeos, água, vitaminas, carboidratos, proteínas e outros nutrientes. A pele é um dos maiores órgãos, constituindo 15% do peso corporal, cobrindo quase todo o corpo à exceção dos orifícios genitais e alimentares, olhos e superfícies mucosas genitais.
A pele é o revestimento externo do corpo, considerado o maior órgão do corpo humano e o mais pesado. Compõe-se da pele propriamente dita e da tela subcutânea. A pele apresenta três camadas: a epiderme, a derme e o hipoderme subcutâneo (tecnicamente externo à pele, mas relacionado funcionalmente). Há ainda vários órgãos anexos, como folículos pilosos, glândulas sudoríparas e sebáceas; ou penas, escamas e cascos.
A pele é praticamente idêntica em todos os grupos étnicos humanos. Nos indivíduos de pele escura, os melanócitos produzem mais melanina que naqueles de pele clara, porém o seu número é semelhante.
A pele pode também refletir doenças sistêmicas de infecções generalizadas a doenças nutricionais e o desenvolvimento de lesões cutâneas dependem do local e de fatores sistêmicos.
Hoje uma das principais preocupações do ser humano é a proteção do corpo. A variação de temperatura e do clima faz com que as mudanças sejam sentidas de forma brusca. A pele é