Pele e anexos
A pele recobre a superfície do corpo e apresenta-se constituída por uma porção epitelial de origem ectodérmica, e é um dos maiores órgãos atingindo 16% do peso corporal, e tem origem dupla ; A camada superficial a Epiderme, e uma cama profunda a Derme. Desempenha múltiplas funções, graças a camada córnea da epiderme que protege o organismo contra a perda de água e contra atritos, a melanina protege contra os raios ultravioleta, através das suas terminações nervosas sensitivas recebe constantemente informações sobre o ambiente e as envia para o sistema nervoso central . por meio dos vasos sanguíneos , glândulas e tecido adiposo colabora na termorregulação do corpo. Suas glândulas sudoríparas participam da termorregulação e da excreção de várias substâncias. Na pele se forma a vitamina D3 pela Ação da radiação ultravioleta do sol sobre precursores sintetizados no organismo. Os pelos , unhas , e glândulas sudoríparas e sebáceas são estruturas anexas da pele. A pele é o receptor sensorial mais extenso sensorial do organismo, as terminações nervosas livres são sensíveis ao toque á pressão (receptores tácteis) são sensíveis também a variações de temperatura, dor , coceira e outras sensações .
DESENVOLVIMENTO
Epiderme
A epiderme é uma camada com profundidade diferente conforme a região do corpo. Zonas sujeitas a maior atrito como palmas das mãos e pés têm uma camada mais grossa (conhecida como pele glabra), e chegam a até 2 mm de espessura.
A epiderme é constituída por um epitélio estratificado pavimentoso queratinizado (células escamosas em várias camadas). A célula principal é o queratinócito (ou ceratinócito), que produz a queratina. A queratina é uma proteína resistente e impermeável responsável pela proteção. Existem também ninhos de melanócitos (produtores de melanina, um pigmento castanho que absorve os raios UV); e células imunitárias, principalmente