Isoterma de adsorção
ISOTERMA DE ADSORÇÃO
6. QUESTIONÁRIO
6.1. Discuta os valores de k e n calculados.
O valor de K corresponde à constante de adsorção e n é a constante que diz se a adsorção é física ou química. O valor obtido para k foi de 0,045 e o valor obtido para n foi de 1. Assim, pode-se afirmar que os valores obtidos foram satisfatórios.
6.2. Faça um gráfico de log x/m versus log c e discuta a sua forma em relação à concentração do ácido. Discussão: A concentração do ácido influencia na forma do gráfico, uma vez que, quanto maior for a sua concentração, maior será a quantidade de moléculas que estarão disponíveis para que ocorra a adsorção.
6.3. Explique o mecanismo responsável pela adsorção.
Define-se adsorção por um fenômeno que ocorre em misturas bifásicas, onde na interface dessas fases há variação da concentração de soluto. Esse fenômeno pode ser físico ou químico, o primeiro utiliza as forças de Van der Waals para atrair partículas do soluto para a superfície do adsorvente, enquanto o segundo ocorre reação química entre as moléculas da fase condensada e as da solução. A variação da concentração de soluto, se dá pela migração dos componentes de uma fase para outra utilizando a superfície do adsorvente; a fase fluida passa continuamente até que não haja mais transferência de massa.
6.4. Quais os fatores que podem influenciar a adsorção?
Os fatores que interferem na adsorção é a área de contato com a solução do adsorvente, as condições operacionais, pH , temperatura ,pressão e a presença de impurezas.
6.5. Discuta as aplicações gerais da adsorção.
Atualmente, a adsorção é aplicada em processos de purificação e separação, apresentando-se como uma alternativa importante e economicamente viável em muitos casos.
Esse processo tem uma ampla aplicação, utilizado em pré-tratamento da osmose reversa, na remoção de carga orgânica refratária aos processos biológicos, e na redução da toxicidade de substâncias orgânicas