pele e anexos
Epiderme A epiderme tem espessura variável entre 1,3mm (palma da mão) até 0,06mm (face) e não possui sistema de irrigação sanguínea direta, os nutrientes são transportados através de capilaridade.
Sua principal função é a produção externa, evitando substâncias estranhas ao organismo e também protege o conteúdo interno como a água, eletrólito e nutrientes.
Os principais componentes são queratinócitos, que são responsáveis por produzir queratina e pelo processo de estratificação, gerando os corneócitos, as células melanócitos, as células de merkel e as células de langerhans , que são transpassadas pela estrutura dos anexos imaginados na derme: os folículos pilossebáceos e as glândulas sudoríparas
A epiderme é constituída por quatro camadas distintas: basal ou germinativa, espinhosa, granulosa, lucida e córnea, que são compostas por queratinócitos que se alteram conforme passam de uma camada a outra durante o seu processo de maturação até serem eliminadas. Tipos celulares Descrição Camada Basal Camada basal é a camada mais profunda da epiderme que faz contato direto com a derme.
É constituída por células matrizes e células proliferativas, que são células germinativas.
Apresentam intensa atividade de mitose sendo responsável pela renovação celular da epiderme.
Ela possui também outros tipos de células: os melanócitos, as células de markel e as celulas de langerhans que são transpassadas pela derme, os folículos pilossebáceos e as glândulas sudoríparas. As células se dividem em ciclosde aproximadamente 19 dias e pode levar de 26 a 42 diasaté atingir o estrato córneo.
Os melanócitos são células dendríticas, produtoras de melanina e responsáveis pela pigmentação da pele.
As células de merkel- vastamente dispersas na epiderme, no epitélio folicular e nas membranas mucosas atuam como receptores mecânicos na percepção tátil.
As células de langerhans também dendríticas, atuam na defesa imunológica da pele. Camada Espinhosa É