Oficial Tubo De Pitot
FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA
RELATÓRIO TUBO DE PITOT
Andre Santos
Porto Alegre, 9 de Maio de 2014.
1. PESQUISA SOBRE PITOT
Para a determinar a velocidade dos fluidos, existem vários métodos, entre eles está o método inventado por Henri Pitot em 1732, sendo este um dos mais utilizados. Henri Pitot foi um importante engenheiro especializado em hidráulica, e nomeado membro da Academia das Ciências de França. Pitot começou a se interessar por fluídos e testou vários de seus projetos e teorias no Rio Sena, até que em 1732 inventou um dispositivo para medir a velocidade com que o fluido se movia, conhecido hoje por tubo de Pitot, ou ainda pitômetro.
Desde então, o tubo de Pitot é um mecanismo utilizado como instrumento para medir velocidades de escoamentos, tanto internos quanto externos, para líquidos ou gases. É utilizado em laboratórios de hidráulica para análise de vazão de fluxo em tubulações industriais (Figura1), sistema de aerodinâmica (Figura2), também na área de hidrologia para redes de abastecimento de água, em adutoras, em oleodutos (Figura 3) e ainda, utilizado em aeronaves, com a função de medir a velocidade das mesmas, baseando-se na diferença de pressão, medindo, neste caso, a velocidade do escoamento do ar (Figura 4). Também pode ser observado em aplicações náuticas, simples medições de pressões, altitudes, velocidades, e também auxiliando pesquisas meteorológicas.
Os conceitos básicos necessários para o entendimento e para o uso do Tubo de Pitot estão associados às pressões do escoamento. Ele funciona como um medidor de pressão diferencial sendo existente a pressão estática, que é a pressão real ou a pressão termodinâmica que atua no fluido, ela é definida como a pressão acusada por um sensor que acompanha o fluido, sendo normalmente feita nas proximidades da tomada de pressão total, enquanto a pressão dinâmica é a pressão decorrente