hhhhhhhhhhhhhhh
O trabalho vem abordar algumas curiosidades sobre o seguinte tema: mitose e as suas fases.
Assim para a concretização deste trabalho, o grupo em estudo inspirou-se em alguns livros de Biologia, que serviu de base na nossa reflexão e análise, desta forma o trabalho está assim estruturado:
1° Introdução,
2° Desenvolvimento/Corpo do trabalho e
3° Conclusão
Visto a importância do tema/assunto, esperamos assim que o leitor adquira mas conhecimentos acerca do assunto ao longo do trabalho feito.
Mitose
Mitose é o processo de divisão celular pelo qual uma célula eucarionte origina, em sequência ordenada de etapas, duas células-filhas cromossomica e geneticamente idênticas.
Resumidamente, a mitose é o processo pelo qual uma célula diplóide dá origem a duas outras células diplóides, idênticas à célula-mãe e entre si. Isso quer dizer que uma célula com certo número de cromossomos (no caso humano, seriam 46) originaria outras duas células idênticas a essa, e eventualmente, iguais entre si.
A grosso modo, costuma-se dividir esse processo em dois momentos: o primeiro relacionado à formação de dois núcleos filhos e o segundo correspondendo à citocinese (divisão do citoplasma). Contudo, ela é didaticamente detalhada em quatro etapas: prófase, metáfase, anáfase e telófase.
Interfase Este é o estado “normal” da célula, ou seja, aqui ela não se encontra em divisão. Nesta fase, ela mantém o equilíbrio de todas as suas funções através da absorção dos nutrientes necessários à sua manutenção. Ela permanecerá neste estágio até estar preparada para uma nova divisão, que ocorrerá a partir da duplicação dos ácidos nucléicos. A partir de então, o ciclo se reinicia.
Fases da mitose
Prófase
É a etapa preparatória da célula para início da divisão, ocorrendo eventos correlacionados ao período de interfase, essenciais para o ciclo celular:
- Princípio da condensação (espiralização / compactação) dos cromossomos duplicados na