hhhhhhhhhhhhhhh
Todos nós temos a consciência de que no mundo há grandes diferenças entre pessoas e que, por estupidez e ignorância, cria-se o preconceito, que gera muitos conflitos e desentendimentos. O preconceito ocorre onde há desigualdade de poder. Diz respeito a uma valoração estereotipada, generalizada e negativa atribuída ao outro, àquele considerado diferente e inferior. Na maioria dos casos, mulheres, negros e homossexuais são os mais atingidos, sendo estes muitas vezes desqualificados devido à imposição pela sociedade.
Há quem diga que o preconceito não é uma coisa ruim. É uma arma da evolução. É através do preconceito que começamos a compreender coisas novas. Através do conhecimento prévio que temos do mundo que começamos a pré-julgar o novo e a compreendê-lo.
Entretanto, o preconceito é mais grave do que essas pessoas pensam. Ele trás conseqüências psicológicas e emocionais graves para a vítima, o mesmo pode levar uma pessoa a acreditar que há algo intrinsecamente errado com ela. Pessoas que sofrem preconceito podem ter uma auto-imagem negativa. Isto leva a o auto- ódio. Estamos em 2014, o mundo evolui, a tecnologia caminha a passos largos, mas infelizmente ainda existem pessoas que não progridem em suas atitudes, adotando um comportamento rasteiro diante de certas situações que se descortinam no dia a dia. Toda minoria deve e tem que ser respeitada, ninguém é melhor do que ninguém por possuir a cútis branca, por ser heterossexual, por ter um carro de luxo ou zero quilômetro, por ser católico ou evangélico! Todos estes absurdos têm que ser combatidos para que possamos deixar para as gerações futuras um mundo mais equilibrado e civilizado. Diga não ao preconceito e a voz que grita para que os direitos humanos sejam exercidos soará bem mais alta, pois já diz o ditado: “A união faz a força”.