Pegada Ecológica
INSTITUTO DE HUMANIDADES ARTE E CIÊNCIA
BACHARELADO INTERDICIPLINAR CIÊNCIA E TECNOLOGIA
QUIB 31 – ENERGIA, AMBIENTE E SOCIEDADE
PEGADA ECOLÓGICA
Salvador
2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
INSTITUTO DE HUMANIDADES ARTE E CIÊNCIA
BACHARELADO INTERDICIPLINAR CIÊNCIA E TECNOLOGIA
QUIB 31 – ENERGIA, AMBIENTE E SOCIEDADE
PEGADA ECOLÓGICA
Pesquisa realizada pelos aluno: Ruy Candeias Souza Silva Filho, para o componente curricular Energia, ambiente e sociedade.
Coordenador: Emerson Andrade Sales.
Salvador
2013
RESUMO
Este trabalho se configura como uma pesquisa sobre alunos com deficiência visual que estão em cursos superiores, visando o conhecer suas facilidades e dificuldades que encontram ao cursar uma universidade. A análise das situações evidenciou pontos positivos e negativos nas vivências educacionais, tanto naquilo que propiciou abertura de possibilidades do aluno, como naquilo que constituiu limite. Alguns itens divergentes, isto é, que não tiveram concordância entre as entrevistadas, evidenciou ser importante para compreender a situação do aluno deficiente visual. O objetivo dessa pesquisa é identificar algumas das facilidades e dificuldades encontradas pelo deficiente visual para cursar uma universidade e como eles se locomovem à universidade, como utilizam os recursos específicos, sua relação com as pessoas do ambiente universitário e o que eles tem a sugerir para o melhor aproveitamento de sua experiência universitária.
INTRODUÇÃO
Muitas são as lutas das pessoas com deficiência visual para garantir sua cidadania e igualar seu direito de espaço na sociedade baiana como qualquer outra pessoa ou mais ainda, de garantir as condições mínimas para a permanência desse público dentro do ambiente da