Química orgânica experimental - Cromatografia
Disciplina: Química Orgânica Experimental I
Profa. Dra. Renata Carolina Zanetti Lofrano
4. EXERCÍCIOS
1. Por que as tintas de esferográficas e de hidrográficas têm comportamentos diferentes conforme o solvente empregado?
2. Por que diferentes cores são observadas em posições diferentes do papel?
3. O tipo de papel-filtro empregado deve influir nos resultados?
4. Por que a água sobe mais lentamente do que o álcool no papel-filtro?
5. Há dois corantes artificiais amarelos cujo uso é permitido em gelatinas e pós para refrescos: amarelo crepúsculo e tartrazina. A cromatografia em papel poderia servir para saber se o corante amarelo usado em gelatina é um desses dois ou outro? Justifique.
________________________________________________________________________________________________________
6
7. Calcule os valores de Rf para cada uma das substâncias separadas para todas as misturas estudadas nos dois métodos empregados.
8. Calcule o valor de Rf de uma mancha que percorre 5,7 cm, com uma frente de solvente que percorre 13 cm. 9. Cada um dos solventes dados devem, efetivamente, separar uma das seguintes misturas por meio de
TLC. Faça a correspondência entre o solvente apropriado e a mistura que você espera separar bem como esse solvente. Escolha seu solvente entre os que se seguem: hexano, cloreto de metileno ou acetona.
a. 2-feniletanol e acetofenona
b. Bromobenzeno e p-xileno
c. Ácido benzoico, ácido 2,4-dinitrobenzóico e ácido 2,4,6-trinitrobenzóico.
1) As tintas esferográficas e hidrográficas apresentam corantes diferentes em suas composições sendo que esses corantes reagem melhor com um tipo específico de solvente, do q com outro.
2) Para conseguir produzir uma determinada cor são utilizadas várias tintas que misturadas na proporção correta produzem uma cor específica, a exceção é para as cores primárias, que são fetias com tintas puras. Com isso o solvente carreia pelo filtro cada uma das tintas de forma