pedogeografia
No presente trabalho, falaremos da Pedogeografia que é um ramo da Geografia Física que estuda os solos. Onde iremos abordar sobre: o objecto e os objectivos da Pedogeografia, os processos da formação dos solos, os constituintes essenciais do solo, a classificação dos solos, a distribuição geográfica dos solos e a importância da defesa e conservação dos solos. Pretendemos com este trabalho, termos um conhecimento mais profundo sobre este tema e sobre a Geografia Física no geral.
Desenvolvimento:
1. Pedogeografia
1.1-Conceito de pedogeografia
A Pedogeografia é a ciência responsável pelo estudo da distribuição dos solos e das associações características entre os solos e a vegetação, a drenagem, o relevo, as rochas e o clima. Estuda ainda o significado dos solos na economia e na cultura de uma região.
1.2 - O objecto de estudo da pedogeografia
A pedogeografia tem como objecto de estudo o solo que é a cobertura exterior da maior parte da superfície continental da terra.
1.3 - Os objectivos da pedogeografia
Bem, a questão dos objectivos da pedogeografia e respondida pela pedologia, ou seja, a pedogeografia tem como objectivos o estudo dos solos principalmente no que diz respeito a sua estrutura, composição, distribuição geográfica, propriedades e métodos da sua exploração sustentável.
1.4 - Processos da formação do solo
O processo de formação do solo varia de região para região, em função do tipo de clima, da presença de seres vivos e do tipo de rocha. A formação de uma camada de solo de 30 cm leva 1000 a 10 000 anos a estar completa.
No decurso da formação do solo ocorre uma série de processos de adição, remoção e migração dos seus componentes conhecida por pedogeografia. Estes processos conduzem a uma diferenciação de camadas mais ou menos paralelas à superfície do terreno, formando os horizontes do solo.
Em suma, a formação do solo ocorre em três processos principais: a decomposição da rocha-mãe, o