Pedogeografia
Neste presente trabalho abordaremos a pedo geografia que e a ciência geográfica que se dedica exclusivamente ao estudo da distribuição dos solos. Veremos neste trabalho que a cadeira de Pedo geografia é das que fornecem ao estudante os meios necessários que o possibilitam a interpretar as diferentes camadas que constituem o solo, sua composição e estrutura dos minerais que fazem parte ou integram os componentes do solo. Do mesmo modo o estudante terá a noção da grande utilidade que o solo.
Definição
As ciências do solo estudam o solo como recurso natural da superfície terrestre, incluindo a formação do solo (pedogénese), sua classificação e cartografia e ainda as suas propriedades físicas, químicas, biológicas e fertilidade, bem como a relação destas propriedades com o uso e gestão dos solos. Por vezes, termos que se referem a ramos das ciências do solo, como pedologia (formação, química, morfologia e classificação de solos) e edafologia (influência do solo nos organismos, especialmente plantas), são utilizados como sinónimos de ciências do solo. A diversidade de nomes associados a esta disciplina está relacionada com as várias associações possíveis. Na verdade, engenheiros, físicos, agrónomos, geógrafos, biólogos, microbiólogos, silvicultores, arqueólogos e especialistas em planeamento regional, contribuem todos para o conhecimento mais completo dos solos e para o avanço das ciências dos solos.
Etimologia da pedo geografia
Pedo geografia e a ciência que estuda a distribuição geográfica dos seres vivos no espaço através do tempo procurando entender padrões de organização espacial e processos que resultam em tais padrões.
Características
A composição química e a estrutura física do solo em cada lugar estão determinadas pelo tipo de arterial geológico do qual se origina, pela cobertura vegetal, pelo tempo durante o qual a meteorização agiu, pela topografia e por mudanças artificiais