Pedogeografia
Pedogeografia é a ciência que responsável pelo estudo da distribuição dos solos e das associações características entre os solos e a vegetação, a drenagem, o relevo, as rochas e o clima, estuda também o significado dos solos na economia e na cultura de uma região.
O pai da Pedogeografia, Dokuchaev enunciou os factores cuja interacção complexa resultava na formação do solo: a rocha mãe, o clima, os seres vivos (animais e plantas), o relevo e o tempo.
Solo é a cobertura exterior da maior parte da superfície continental da terra.
O solo compreende todo material solto, móvel que se situa entre a rocha mãe e a atmosfera, podendo apresentar uma espessura desde os escassos centímetros ate vários metros, onde a hidrosfera, a biosfera, a litosfera e a atmosfera se sobrepõem e interactuam.
No estudo dos solos são utilizados vários critérios de estudo que são: composição, a textura e a estrutura.
Na composição dum solo coexistem três fases de matéria: uma fase sólida, uma fase liquida, e uma fase gasosa.
Na fase sólida inclui uma parte mineral, composta por fragmentos líticos e grãos de minerais primários como quartzo, os feldspatos e as micas, e uma parte orgânica normalmente constituída por húmus (parte da matéria orgânica bem decomposta, com um elevado grau de estabilidade e na qual não se reconhecem os materiais que lhe deram origem)
Na fase liquida é essencialmente formada por água que se infiltrou. É comum encontrarem-se minerais nela dissolvidos.
Na fase gasosa é constituída pelo ar (azoto, oxigénio, dióxido de carbono e vapor de água) e por outros gases libertados na sequência da actividade biológica característica de um solo, como o metano.
A textura do solo corresponde à proporção existente no solo de partículas minerais de diferentes tamanhos, dimensões inferiores a 2 milímetros. Se o solo contiver uma grande quantidade de areia (grãos entre 2 e 0,02 milímetros), diz-se que possui uma textura arenosa; se tiver limo ou silte (grãos entre