estudante
2. Caracterização físico-geográficos e sócio-económicos da Aldeia de Mpirre, Distrito de Metuge
Para uma melhor compreensão do tema em estudo, neste capítulo, efectuou-se a descrição dos aspectos físico-geográficos e sócio-económicos da Aldeia de Mpirre. Sendo assim, primeiro fez-se a descrição dos aspectos físico-naturais e em seguida os sócio-económicos.
2.1 Situação geográfica da Aldeia de Mpirre
A Aldeia de Mpirre, localiza-se na região sul da Província de Cabo Delgado, acerca de 50km da Cidade capital provincial de Cabo Delgado. A Aldeia de Mpirre, situa-se a Oeste do Posto Administrativo de Mieze, acerca de 20km da mesma, desenvolve-se numa vasta área territorial que compreende. Esta Aldeia, faz uma cintura a Cidade de Pemba, tendo como limites:
Norte – Posto Administrativo de Metuge-Sede, localidade de Nacuta, limitado através do rio Meruco;
Sul – Posto Administrativo de Mazeze, distrito Chiure, separado pelo rio Megaruma
Este – separa-se com a Localidade de Mieze-Sede, através do rio Muanona.
Oeste – limita-se com o Posto Administrativo de Metoro, localidade de Salaue, através do rio Mpirre. 2.1.1 Características dos aspectos físico-geográficas 4
Os recursos naturais e as condições físicas-geográficas, servem de base material para facilitar o processo de desenvolvimento das actividades sócio-económicas no planeta Terra. De acordo com MUCHANGOS (1999:14), “na República de Moçambique as condições naturais e economicas, a população, povoamentos e a produção distribuem-se no território de forma desigual”.
A Província de Cabo Delgado é a mais setentrional do País. Tem uma superficie calculada em 82.625 km², que representa m cerca de 10,3% da superfície total do País. Ide.
Na óptica da autora, as formas de ocupação e aproveitamento do espaço, os níveis de atendimentos, das necessidades da população da Aldeia de Mpirre são de certo modo, condicionadas pelas condições físico-geográficas como: clima, relevo, vegetação, fauna,