Pedofilia
A pedofilia faz parte de um grupo de preferências sexuais chamado Cronofilia, junto a Nepiofilia, Herbefilia, Efebofilia e Gerontofilia. O termo Cronofilia não é muito usado pelos sexologistas e refere-se por atrações sexuais fora da sua faixa de idade a pedofilia está classificada juntamente com outros transtornos elencados pelo CID como parafilias: voyerismo, exibicionismo, fetichismo, travestismo fetichista e sado masoquismo, sendo esta ultima modalidade também considerada uma perversão sexual(www.wikipedia.org/wiki/pedofilia).
Conforme considerações do CID, Felipe (2006) afirma que:
As parafilias são caracterizadas por anseios, fantasias ou comportamentos sexuais recorrentes e intensos que envolvem objetos, atividades ou situações incomuns e causam sofrimento clinicamente significativo ou prejuízo no funcionamento social ou ocupacional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
De acordo com Felipe (2006), as características essenciais de uma parafilia consistem de fantasias, anseios sexuais ou comportamentos recorrentes, intensos e sexualmente excitantes, em geral envolvendo : 1) objetos não humanos;2) sofrimento ou humilhação, próprios do parceiro, ou 3) crianças ou outras pessoas sem o seu consentimento.
Segundo o critério da OMS (Organização Mundial da Saúde), adolescentes de 16 (dezesseis) ou 17 (dezessete) anos também podem ser classificados como pedófilos, se eles tiverem uma preferência sexual persistente ou predominante por crianças pré-púberes pelo menos cinco anos mais novas do que eles. Alguns sexólogos especialistas acreditam, que não somente adultos, mas também adolescentes podem ser qualificados