Transporte
3.1 Histórico e desenvolvimento econômico dos transportes
Entende se como transporte:
“A palavra “transporte” vem do latim trans (de um lado a outro) e portare (carregar). Podemos dizer que, em síntese, transporte é o movimento de pessoas ou coisas de um lugar para outro. Os transportes podem se distinguir pela possessão, onde o transporte público é destinado a qualquer pessoa e o privado é restringido somente a quem os adquiriu,os transportes contêm três elementos: infra-estrutura, veículos e operações comerciais.” (http://www.brasilescola.com)
O transporte tem papel vital nos elementos considerado prioritários em políticas para o desenvolvimento. É através dos transportes que as mais diversas relações econômicas e sociais podem sair do plano potencial para se tornarem efetivas, desde os mais relevantes fluxos comerciais entre as diversas regiões e nações, ao longo da história, até as mais elementares relações do dia-a-dia.
“A infra-estrutura econômica disponível determina as condições gerais de eficiência da economia, o que reflete diretamente no grau de desenvolvimento alcançado pelos países. Ou seja, a existência d uma infra-estrutura adequada potencializa ganhos de eficiência ao nível do sistema produtivo, e não só de empresas individualmente. Isso porque a disponibilidade compatível desse sistema eleva o produto final, incrementando a produtividade, enquanto reduz o custo por unidade de insumo. A maior produtividade, por sua vez, traduz-se em elevação da remuneração dos fatores , o que estimula o investimento e o emprego.” (Caixeta-Filho et al. pg. 28)
3.2 Infra-estrutura e sistemas de transportes no Brasil
O sistema de transporte no Brasil ainda requer muitos avanços e progresso, essa situação em que o sistema de transporte se encontra é resultado da precária infra estrutura deste setor, em especial o rodoviário, o baixo nível de investimentos nos diversos modais têm contribuído não apenas