Pedir ajuda
Planos de Delimitação
Existem seis planos imaginários que delimitam o corpo do animal em Posição Anatômica, formando uma figura geométrica em forma de paralelepípedo e que são tangentes à superfície corporal. Os planos de delimitação permitem localizar as estruturas anatômicas superficiais.
Os planos de delimitação são:
Plano Ventral: É um plano horizontal, onde estão apoiados os quatro membros do animal e pode ser representado pelo solo. Toda estrutura anatômica que estiver mais próxima ou voltada para esse plano terá uma direção ou posição chamada de ventral.
Plano Dorsal: É um plano horizontal que tangencia o dorso do animal e é paralelo ao plano ventral. Toda estrutura anatômica que estiver mais próxima ou voltada para esse plano terá uma direção ou posição chamada de dorsal.
Planos Laterais Esquerdos e Direitos: São planos verticais que tangenciam as faces laterais do corpo e são paralelos entre si. Toda estrutura anatômica que estiver mais próxima ou voltada para esses planos terá uma direção ou posição chamada de lateral direita ou lateral esquerda.
Plano Cranial: É um plano vertical situado na frente do animal, que tangencia o rosto e constituem a face anterior do paralelepípedo. Toda estrutura anatômica que estiver mais próxima ou voltada para esse plano terá uma direção ou posição chamada de cranial.
Plano Caudal: É o plano vertical situado atrás do animal, que tangencia a cauda em posição anatômica e é paralelo ao plano cranial. Toda estrutura anatômica que estiver mais próxima ou voltada para esse plano terá uma direção ou posição chamada de caudal.
Eixos de Secção dos corpos dos quadrúpedes.
Existem três eixos que auxiliam à localizar as estruturas no interior do corpo do animal.
Os eixos são:
Eixo Craniocaudal: Obtido ao se traçar uma linha reta à partir do ponto de intersecção das diagonais do Plano Cranial até o ponto de intersecção do Plano Caudal.
Eixo Vertical - Dorsoventral: Obtido ao se