Ilusão de ótica
CENTRO ESTADUAL EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PAULA SOUZA
ETEC ABDIAS DO NASCIMENTO
Experiências: Abajur e Arco-íris
SÃO PAULO
2014
Introdução
Quando colocamos dois corpos com temperaturas diferentes em contato, podemos observar que a temperatura do corpo "mais quente" diminui, e a do corpo "mais frio" aumenta, até o momento em que ambos os corpos apresentem temperatura igual. Esta reação é causada pela passagem de energia térmica do corpo "mais quente" para o corpo "mais frio", a transferência de energia é o que chamamos calor. Com base, nessas informações criamos uma experiência chamada como “Abajur giratório”. O mesmo prova que temperaturas diferentes sob certo elemento causa movimentos adversos.
Primeira experiência
Montando a experiência:
Base da experiência é feita por uma garrafa. De preferência transparente.
Um soquete e lâmpada incandescente.
Arame.
Super cola.
Uma lata.
Papel cartão, papel vegetal.
Durex.
Estilete.
Agulha.
Monta-se a base do abajur com a garrafa, colando a forma de precisão de giro colada em cima da garrafa. O arame é usado para fazer uma base do soquete até acima da lâmpada. E a lata para equilibrar o arame até a forma.
Com papel vegetal, e papel cartão é feito a parte decorativa do abajur.
Após ligar a lâmpada e esperar alguns segundos a estrutura feita com a garrafa começa a girar.
Explicação
O que faz a luminária girar? Simples. Quando a lâmpada está acessa ela esquenta o ar que está ao redor dela, fazendo então o ar quente subir. O ar quente possui uma densidade menor, então é criada uma corrente de ar pra cima que bate nas hélices da luminária e a faz girar.
Um grande exemplo são os exaustores de fábricas. É uma espécie de “coroa” metálica que fica nos telhados das fábricas. Elas servem para deixar o ar quente mais fresco. Porque o ar quente sobe, passa pelos exaustores faz aquela turbina girar e o ar quente sai.
Segunda