Coesão textual por conexão
Causalidade
Condicionalidade
Temporalidade
Relação de causalidade
A relação de causalidade é estabelecida sempre que, em um segmento (oração, período), se expressa a causa da consequência indicada em um outro. Manifesta-se linguisticamente pelas expressões: porque, uma vez que, visto que, já que, dado que, como.
Exemplo:
a) Como o sol não costuma dar trégua, as praias são sempre uma ótima opção.
(anúncio de uma Agência de Viagens)
Obs: se dá mais saliência sintática à expressão da consequência do que da causa propriamente.
Relação de condicionalidade
A relação de condicionalidade se estabelece quando um segmento expressa a condição para o conteúdo de um outro, de forma que se um é verdadeiro o outro também será. Essa relação é sinalizada linguisticamente pelos conectores: se, caso, desde que, contanto que, a menos que, sem que, salvo se, exceto se.
Exemplo:
a) Acho que as escolas terão realizado sua missão se forem capazes de desenvolver nos alunos o prazer da leitura.
(Ruben Alves, Folha de S. Paulo, 24/03/1999)
Relação de temporalidade
A relação de temporalidade expressa o tempo, a partir do qual são localizados as ações ou os eventos em foco. Os segmentos que sinalizam essa relação são iniciados pelos conectores quando, enquanto, apenas, mal, antes que, depois que, logo que, assim que, sempre que, até que, desde que, todas as vezes que, cada vez que.
EXEMPLO:
Neste momento, em várias partes do mundo, algum pesquisador está tentando descobrir um detalhe no funcionamento do músculo cardíaco ainda não percebido pela ciência, enquanto outro se esforça para aprimorar um tratamento já reconhecido.
(ISTO É, 16/03/2005, p. 45)