Resenha Crítica
A Ata da Assembleia Geral Extraordinária realizada no Condomínio Terra Nova Rondonópolis é o objeto de estudo deste trabalho. Ela é composta por duas páginas e foi extraída da internet. O documento será analisado do ponto de vista da coesão e da coerência, suas ocorrências e contribuições na elaboração de textos eficazes.
Ata é o registro escrito de uma reunião, sessão, assembleia ou convenção, seja em caráter ordinário (que resulta de reuniões estabelecidas em estatuto) ou extraordinário (que ocorre fora das datas costumeiramente previstas). Segundo Odacir Beltrão, “ata é documento em que se registram, resumidamente, mas com clareza, as ocorrências de uma reunião de pessoas para determinado fim”.¹ São elementos da ata: localizadores temporais (tais como data e horário da reunião) e espaciais (local); nomes dos presentes e suas qualificações; declarações do presidente e do secretário (aquele que redige a ata); assuntos tratados (objeto da reunião); fecho; e assinatura dos presentes. É convencionado que a ata possua um parágrafo único onde os assuntos são lançados em ordem cronológica e redigidos no pretérito perfeito do indicativo sem permitir que haja qualquer espaço em branco. Outra particularidade se refere aos numerais, que devem ser sempre grafados por extenso.
A ata estudada apresenta nas primeiras três linhas do texto duas ocorrências de coesão: a primeira, por referência, pode ser percebida pelo uso do termo “situado” o qual se refere ao ‘Condomínio Terra Nova Rondonópolis’ já mencionado na linha anterior; a segunda, por léxico, encontra-se no uso do pronome demonstrativo “nesta” junto do substantivo “cidade” utilizados para invocarem a cidade “Rondonópolis”. Ainda descrevendo o local e circunstâncias em que a assembleia ocorreu pode-se notar uma quebra na coesão entre as orações nas linhas 4 e 5 (“A reunião atendendo a convocação...” e “Realizou-se no salão de festas do próprio prédio...”) pois