Eventos Sustentaveis
Empresa: O Akatu
Ideia Sustentável Principal: Diminuir gastos com energia, optando pela energia natural e reduzir os resíduos após cada evento produzido.
Exposições, seminários corporativos ou acadêmicos, feiras repletas dos mais diferentes e sofisticados stands são atrações que movimentam e um grande e promissor filão de mercado: O de promoção de eventos. Dos praticantes de esportes radicais aos fãs de música erudita, todos ajudam a aumentar o público desses eventos.
Estimativas apontam que são realizados cerca de 330 mil eventos por ano, capazes de atrair 80 milhões de participantes. A região sudeste promove cerca de 52% do total desses eventos e em seguida temos a região sul com 19% do total. Esses dados são ótimos para movimentarmos a economia do país, todavia essas realizações costumam deixar uma conta ambiental elevada.
Grande parte desses impactos acontecem devido ao consumo extremo de energia e da enorme quantidade de lixo gerado ao fim de cada evento produzido. Pensando nessas questões alguns produtores e empresas de eventos que investem neste setor estão à procura de alternativas para diminuir esses problemas.
“Começamos a pensar em eventos sustentáveis ao ver aquele monte de materiais que voltam de um evento. Acabou o evento e ninguém se lembra que tem um caminhão de lixo lá fora com o qual ninguém sabe o que fazer”, conta Kátia Souza, diretora de uma empresa que investe no novo filão (KSR Eventos) e que ministra o curso de Produção de Eventos Artísticos e Culturais, no SENAC. “Quando acaba um evento, a maioria dos materiais utilizados em sua montagem são simplesmente descartados, como convites, panfletos, brindes e até o próprio cenário. Cinco sextos de tudo o que foi usado vai para o lixo e só cerca de 17% desse material será reaproveitado”, descreve.
Kátia estima que, com a adoção de medidas de minimização de impacto, como priorizar os recicláveis e reutilizáveis na escolha dos materiais usados na produção e confecção do