Eventos Sustentaveis
Texto Andréa Nakane
Também conhecidos como eco eventos ou ainda eventos verdes, esses acontecimentos especiais são àqueles que possuam em sua plataforma de desenvolvimento a inclusão dos conceitos de sustentabilidade. Essa caracterização tornou-se uma prática estratégica para toda a empresa que esteja antenada com o comportamento social desse século. Não sendo, portanto, considerada mais, como um diferencial, mas sim uma exigência do próprio mercado.
As instituições, a cada dia, começam a ter essa preocupação no desenvolvimento de seus eventos, buscando minimizar os impactos que os mesmos podem gerar ao meio-ambiente e nesse caso, como meio ambiente, entende-se um completo ecossistema, no qual o homem é integrante protagonista e não um coadjuvante do processo.
Dados de FONTES et al (2008) confirmam que a preocupação com meio ambiente vigente na atualidade torna-se mais freqüente e fortalece-se em função de uma maior atenção social no que diz respeito à necessidade de mudanças para fazer do planeta um lugar mais saudável e igualitário e que tais atitudes demandam o comprometimento de todos, independente do tamanho de sua ações, projetos e políticas.
É importante uma real compreensão do significado da sustentabilidade, já que a palavra tornou-se popular, mas ainda incorporada de forma não eficiente, até em função de sua superficialidade codificada.
Ambientalmente correto, socialmente justo, economicamente viável. O tripé do almejado Desenvolvimento Sustentável tem sido massificado nos últimos anos, porém, ainda com pouca adesão do meio corporativo como um todo.
Quando abordamos a questão da sustentabilidade sugere-se que as escolhas sejam conscientes e fundamentadas em valores e crenças como preservação, inclusão social, compartilhamento, zelo, ética, solidariedade e desenvolvimento, sem agressão e comprometimento ao futuro. Sendo um conceito muito mais amplo que inicialmente possa ser concebido.
Porém o que