Pedir ajuda
Talvez devamos reconsiderar nossa reação. Quando uma criança diz: "Pedi que outros me ajudassem," este é um sinal de que ele ou ela é capaz de conseguir cooperação e esforço de outrem. Uma criança que possui esta característica tem um potencial muito maior para o sucesso mais tarde na vida.
Na vida real, nenhum de nós tem todos os talentos necessários para o sucesso. Como ensinam nossos Sábios: "Quem é sábio? Aquele que aprende com todos." Uma pessoa sábia procura a cooperação e ajuda de outros, especialmente daqueles que têm conhecimento e habilidades que eles próprios não possuem. É importante ensinar nossos filhos, desde tenra idade, a conseguir cooperação por parte dos outros.
É preciso haver um equilíbrio nisso, evidentemente. Queremos que nossos filhos aprendam como pedir e receber ajuda e cooperação dos outros, mas não que os outros assumam o projeto ou a incumbência que a criança recebeu. Precisamos ter certeza de que a criança está dando o melhor de si, e somente pedindo ajuda para passar à próxima etapa. A criança deve ser desafiada e estimulada a fazer coisas que sejam um pouco difíceis para ela. Estabelecer metas que sejam facilmente atingidas à vontade diminuem o desafio e o estímulo, ao passo que estabelecer metas completamente irreais para a criança leva à perda da auto-estima e medo do fracasso.
Pedir e conseguir ajuda é algo a ser aprendido e dominado, não menos que a capacidade de realizar coisas por si