Pedido de vida
O avião modelo ATR-72 havia acabado de decolar do aeroporto Taipei Songshan e estava indo para as ilhas de Kinmen, na costa sudeste da China, segundo a agência de notícias oficial de Taiwan.Equipes de resgate cortaram a fuselagem e resgataram cerca de 20 pessoas da aeronave. Os outros passageiros, entre eles uma criança, foram levados para hospitais. No início da noite, foi feito o içamento do avião do rio.
"Nunca vi nada assim. Isso é inédito", disse um voluntário da equipe de resgate.
As imagens do acidente, postadas em redes sociais e aparentemente filmadas de dentro de carros, mostram a aeronave passando entre prédios, "esbarrando" na ponte e caindo no rio Jilong.O piloto do avião enviou três mensagens para a torre de controle indicando situação de extremo perigo pouco após decolar, informou a Administração de Aviação Civil de Taiwan, que já iniciou uma investigação sobre as causas do acidente.
O local do acidente está a apenas 5 km da pista de decolagem, segundo a agência taiuanesa CNA.A última comunicação de um dos pilotos foi "mayday, mayday (termo padrão de socorro), motor parado", de acordo com uma gravação do controle de tráfego aéreo disponível no site liveatc.net. O piloto tinha 4.916 horas de voo, e o co-piloto, 6.922 horas, disse.O executivo-chefe da TransAsia, Peter Chen, se curvou profundamente durante uma coletiva de imprensa televisionada, pedindo desculpas a passageiros e tripulantes. O primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, disse que seu governo ofereceu a Taiwan toda e qualquer ajuda necessária após o acidente.O bimotor turboélice ATR-72, de fabricação franco-italiana, foi construído em abril do ano passado e tinha passado por sua última revisão em 26 de janeiro, segundo confirmou um representante da Aviação Civil Aeronáutica da ilha.
Em julho do ano