Organizações Mecanicistas e Orgânicas
Entretanto as corporações em seu âmbito geral seguem certas linhas de pensamentos.
A duas principais frentes que determinam o funcionamento de cada uma delas em sua esfera geral são as organizações mecanicistas e orgânicas, ou, da teoria X e teoria Y.
Vou destacar em forma esquemática alguma das características que distinguem estas duas linhas: Mecanicistas (Teoria X) Orgânicas (Teoria Y) Estrutura Burocrática, com normas e regras dirigindo seu funcionamento. Estrutura flexível com rápidas adaptações a mudanças do ambiente. Trabalho individualizado Trabalho em equipe e grupal Interação vertical Interação vertical e horizontal Trabalho rotineiro Trabalho flexível Trabalho braçal Trabalho mental Decisões centralizadas no topo Decisões em conjunto Hierarquia na forma de autoridade Hierarquia Flexível Dificuldade de adaptação a mudanças no ambiente Maior flexibilidade para adaptação a mudanças no ambiente Mentalidade autocrática Senso de humanização Chefes Líderes
Diante destas características podemos destacar um aspecto importante.
As organizações modernas estão tomando novas formas de pensamento como organização. O continuum das organizações saudáveis pende para a teoria orgânica de corporação.
Novos métodos e procedimentos estão em funcionamento, e gradativamente o trabalho está se tornando muito mais pensante do que mecanicista.
Mas é claro que existam empresas ainda com o pensamento antigo e sem senso de humanização, entretanto futuramente, vejo que se estas empresas não mudarem seu foco, estarão fadadas ao fracasso, e na medida em que nos especializamos cada vez mais e nos aprofundemos nos estudos cada vez mais complexos, vamos