Pedido de vida
Este trabalho foi elaborado com o intuito do leitor compreender as funções do corpo humano, em sua especialidade as junturas ou artrologia.
Com tudo, nem todas as junções entre ossos são constituídas para permitir movimentos ; algumas servem de engrenagem, outras para crescimento, estas nas epífises.
Articulação é o conjunto de partes moles ou duras que servem de união entre dois ou mais ossos próximos. A parte da anatomia que estuda as articulações é a Sindesmologia.
A Cinesiologia estuda a mecânica do movimento humano, a relação funcional dos ossos, articulações e músculos quando eles trabalham em conjunto para produzir o movimento coordenado.
O estudo das articulações interessa a varias especialidades na área da saúde, como a reumatologia, ortopedia efisioterapia, dentre outras.
Podemos classificar as articulações de acordo a substancia interposta entre as peças ósseas e o grau de movimento. No decorrer do conteúdo vamos descrever as suas divisões, nomenclaturas, como são classificadas, para que serve e muito mais.
Articulações
Temporomandibular
Articulação: do tipo Sinovial ou Diartrose (Condilar)
Movimento: Rotação e translação
Ossos: Mandibular. Maxilar e Temporal
Ligamentos: Esfenomandibular, temporomandibular e Estilomandibular.
Músculos: Masseter, temporal, Pterigóide,Digástrico, Milo- hióide e Gênio- hioideo.
Ombro
Articulação do tipo: Sinovial ou Diartrose (Gínglimo e Esferóide)
Movimento: flexão, extensão, adução, abdução, rotação e circundação
Ossos: Úmero, Escápula e Clavícula.
Ligamentos: Esternoclavicular, Interclavicular, Costoclavicular, acrômiclavicular, Coracoclavicular