Pedestre Art 157
Um pedestre ou peão é uma pessoa que viaja a pé, seja andando ou correndo. Na atualidade, o termo se refere ao transeunte caminhando numa via, mas historicamente na Europa esse pode não ser o caso.
Durante os séculos XVIII e XIX, o pedestrianismo era um desporto popular tal como o hipismo ainda o é. Um dos mais famosos pedestres da época era o capitão Robert Barclay Allardice, conhecido como "O Pedestre Ilustre", de Stonehaven. Seu feito mais impressionante foi andar uma milha por hora, durante 1000 horas, o qual ele realizou entre 1 de Junho e 12 de Julho de 1809. Seu feito cativou a imaginação do público e cerca de 10.000 pessoas vieram vê-lo durante a realização do evento. Durante o restante do século XIX, tentativas de repetir este particular desafio atlético foi feitas por muitos pedestres, incluindo a renomada Ada Anderson que levou a ideia ainda mais adiante e andou 1/4 de milha a cada quarto de hora durante as 1000 horas.
Depois do século XIX, o interesse no pedestrianismo decaiu. Embora ainda seja um desporto olímpico, ele não é mais capaz de captar a atenção do público da forma que costumava fazer. Todavia, pedestres ainda estão realizando façanhas a pé, tais como a popular caminhada de Land's End a John o' Groats, no Reino Unido, ou a travessia da América do Norte de costa a costa. Estes feitos são frequentemente atrelados ao levantamento de fundos para caridade, e tem sido realizado por celebridades tais como Sir Jimmy Savile ou Ian Botham bem como por pessoas totalmente anônimas.
Saúde e meio ambiente
Caminhar regularmente é muito importante tanto para a saúde de uma pessoa quanto para o meio ambiente. A obesidade e problemas médicos relacionados podem ser efetivamente evitados e/ou curados com caminhadas diárias. O hábito disseminado de pegar o carro para "viajar" até a padaria ou lanchonete, contribui significativamente para a obesidade e as mudanças climáticas, devido ao fato de que as emissões do motor de combustão interna do veículo são