pedagogos e pedagogia
Para se compreender precisamente o caráter pedagógico da prática educativa, o autor afirma que precisamos compreender que a Pedagogia não esta a par de sua característica de cuidar dos objetivos e formas metodológicas e organizativas de transmissão de saberes e modos de ação em função da construção humana, esta refere-se, explicitamente, a objetivos éticos e projetos políticos de gestão social.
Libâneo busca mostrar as diferenças de identificação existente entre o pedagógico e o didático. Ele afirma que são termos distintos. O didático refere-se especificamente à teoria e prática do ensino e aprendizagem, onde o ensino é considerado com um tipo de prática educativa, esta é uma modalidade do trabalho pedagógico. O conhecimento é promovido pela didática, pois é através da contínua reelaboração da experiência profissional que o professor pode repensar a sua ação. Dessa forma, o trabalho docente é pedagógico porque é uma atividade intencional, supõe se então que todo ensino supõe uma pedagogização, ou seja, supõe uma direção pedagógica.
O autor afirma por meio de uma citação de Houssaye que “o pedagogo não pode ser nem um puro e simples prático nem e puro teórico”, ele deve estar entre os dois, uma não pode existir sem a outra. Este afirma que o pedagogo será considerado aquele que faça a articulação teoria-prática na educação.
O autor vem abordando a necessidade de distinção entre dois tipos de pedagogos, os lato sensu e o stricto sensu. Todos os professores podem ser considerados com pedagogos lato sensu, já que este se refere ao trabalho pedagógico assumido em sala de aula. Ao se tratar sobre a formação de pedagogos, Libâneo vêm afirma que o