Pedagogia
A revolucionária teoria de Freud contribuiu pra a educação?
Para muitos autores como Millot e Kupfer, Freud foi um anti pedagogo.
Apesar de que Millot é mais categoria na sua posição, afirmando que sua descoberta do inconsciente invalidava qualquer tentativa de construir uma ciência pedagógica que evitasse recalquis e neuroses.
Já para Kupfer mesmo se Freud teria sido um antipedagogo,doutro lado ele foi um mestre psicanalítico,provocou inúmeros debates,polêmicas assim chamando (atraindo) muitos para seu lado.
A Educação e o conceito de transferência
Para Freud o aluno se projetada no professor,era como se formasse um vinculo,uma amizade (afetividade) uma confiança e assim o processo de aprendizagem fluía com mais facilidade para ambos os lados.
A Educação e o processo de Sublimação
Pois o processo de sublimação é um desvio de uma pulsão do desejo sexual para fins socialmente úteis ,como ex:medicina para salvar vidas.E assim a relação entre a educação e o processo de sublimação.
Educação e a Sexualidade
Para Freud a doença nervosa está associada a uma educação moral repressora,chegando assim na conclusão de que existiria no interior da sexualidade um componente de desprazer que reforçaria a moralidade,e crê que se os estudiosos tanto da Psicanálise como da educação dessem um olhar de importância maior a esse assunto,muitos deixariam essa educação repressora de lado.
A educação e os impulsos parciais
Segundo Voyeur e Calero,o educador ao invés de condenar o educando,um desejo,ele pode estabelecer um novo saber,mostra-lhe um novo caminho,e não escondendo das crianças as verdadeiras respostas para sua vida sexual,e não amedrontá-la com falsas respostas.
Para a psicanálise o educador deve buscar o equilíbrio entre o prazer individual e as necessidades coletivas.
Se o educando tem maus lábios,o educador vai transformar esse “mal” em “bons” hábitos de formas lúdicas,artísticas etc.
E é papel do educador