Como abrir um juri
Quero, desde já, dizer que é um prazer imenso está com Vossas Excelências realizando essa sessão Vossas Excelências sim pois os senhores hoje são sim juízes de fato, e é gratificante está realizando essa sessão com os senhores porque são os senhores que vai jugar dona xxxxx, ou seja é o povo representados por sete pessoas irá julgar um dos seus.
O tribunal do júri surgiu há muito tempo atrás (passagem), na visão moderna, encontra-se a sua origem na Carta da Inglaterra de 1215. Diante do contesto vivido pela França, o tribunal popular se espalhou-se como um ideal de liberdade e de democracia.
No brasil o tribunal do júri criado por dom Pedro na época do Brasil Colonial para julgar os crimes e abusos cometidos pela lei de imprensa. Antigamente ele era compostos por cidadãos “bons, honrados, inteligentes e patriotas”...
Hoje o tribunal continua sendo composto por cidadãos bons, honrados, o que mudou é a quantidade de representantes do povo, onde antigamente era 24 hodiernamente, ou seja, hoje em dia, atualmente, como os senhores podem ver, são apenas sete.
Sete cidadãos, representando a democracia, os quais, hoje tem a função de julgar o seu semelhante de acordo com vossas convicções, com vossas experiências de vida.
E é por esse motivo que sou a favor do júri, pois os senhores sabem os anseios da sociedade, o que o povo pensa de supostos crimes. Como a maioria dos crimes julgados por este tribunal são crimes circunstanciados, ou seja, ocorrem por um motivo, melhor, ocorrem de acordo com as condições do momento presente, de acordo com situações num determinado momento, então os senhores tem condições de se colocar no lugar e responder a seguinte pergunta: como eu agiria naquelas condições, o que eu faria, será que eu mataria? Sim senhores, eu posso abrir minha boca e dizer que nunca vou roubar...
...mas eu não posso a abrir minha boca e dizer que nunca vou matar... porque o crime de roubar eu só faço se quiser, já o de matar não!