Psicoterapia-conceito
A psicoterapia é um método de tratamento mediante o qual um profissional treinado, valendo-se de meios psicológicos, especialmente a comunicação verbal e a relação terapêutica, realiza, uma variedade de intervenções, com o intuito de levar um cliente ou paciente a reflexão, auxiliando-o a modificar problemas de natureza emocional, cognitiva e comportamental. (Strupp, 1978).
O termo “paciente” está relacionado ao modelo médico e é o mais utilizado, particularmente em serviço de saúde. Levando-se em conta essas características, poderíamos dizer que a psicoterapia é um tratamento primariamente interpessoal, baseado em princípios psicológicos, que envolve um profissional treinado e um paciente ou cliente portador de transtorno mental, problema ou queixa, o qual solicita ajuda.
O tratamento é planejado pelo terapeuta com o objetivo de modificar o transtorno, problema ou queixa e é adaptado a cada paciente ou cliente em particular (Wampold, 2001).
A psicoterapia distingue-se de outras modalidade de tratamento por ser muito mais uma atividade colaborativa entre o paciente e o terapeuta do que uma ação predominantemente unilateral exercida por alguém sobre outra pessoa, como ocorre com outros tratamentos médicos.
Características da Psicoterapia
É um método de tratamento realizado por um profissional treinado, com o objetivo de reduzir ou remover um problema, queixa ou transtorno definido de um paciente ou cliente que deliberadamente busca ajuda.
O terapeuta utiliza meios psicológicos como forma de influenciar o cliente ou paciente.
É realizada em um contexto primariamente interpessoal (a relação terapêutica)
Utiliza a comunicação verbal como principal recurso
É uma atividade eminentemente colaborativa entre paciente e terapeuta.
As psicoterapias distinguem-se quanto aos seus objetivos e fundamentos teóricos, bem como quanto à frequência das sessões, ao tempo de duração, ao