Terapia centrado no cliente
| Psicoterapia centrado no cliente |
“Não podemos ensinar, apenas podemos facilitar a aprendizagem ”
Rogers (1386)
Conteúdo
INTRODUÇÃO 4
Capítulo 1: FUNDAMENTAÇÃO TEORICA 6
1 Condições preconizadas por Rogers para o sucesso da psicoterapia 9
2 Principais Conceitos da Psicoterapia Centrada na Pessoa 10
3 Elementos comuns a todas as psicoterapias 11
4 Relação terapêutica 12
4.1 As fases do processo psicoterapeutas proposto por Rogers 14
5 Reflexão critica 17
5.1 Possibilidade de implementação desse modelo teórico em Cabo Verde 18
6 CONCLUSÃO 19
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 20
INTRODUÇÃO
O trabalho que ora se apresenta consiste numa pesquisa de cariz científica, cujo tema é psicoterapia centrada no cliente realizada no âmbito de disciplina
A psicoterapia centrada no cliente é uma das formas mais humana de fazer a psicologia, valorizando e focando na pessoa. Ela surgiu dentro do modelo Humanista.
Esta forma de fazer a psicoterapia tem como pano de fundo a pessoa, procurando forma de tê-la como participante ativa na terapia.
Com forte influência da filosofia fenomenalista e existencialista, a terapia centra na pessoa surgiu como à crítica a forma como a psicanalise e comportamentalista desencadeavam a psicoterapia.
Portanto, por dissidiar da forma como essas psicoterapias tratava os problemas das pessoas na época, Rogers trouxe assim o seu grande contributo para a psicologia e consequentemente o seu desenvolvimento.
Esta terapia foi desenvolvida a partir dos anos 40 nos Estados Unidos da América por Carl Rogers um dos expoente da psicologia humanista e contou com apoio de Gendlin,