Pedagogia
A dança e uma manifestação cultural do povo, feita pelo povo para o povo. Não e estática – esta sempre em evolução – e retratam cenas do cotidiano, como afazeres domésticos, colheita, profissão, etc.
Sendo assim, e comum ver a mesma melodia sendo dançada de formas diferentes em locais diversos. Na Holanda, por exemplo, existe uma dança chamada Haketone, de West-Friesland, cuja melodia e conhecida na região de Achterhoek como Haketi e dançada de outra forma.
Em Holambra não acontece diferente. Piet se baseia nos escritos da Holanda, mas a coreografia surge de sua interpretação, que não necessariamente e idêntica a que era dançada anos atrás. Alem disso, muitas vezes elas são mudadas pelos próprios alunos, que adicionam passos, como um toque de calcanhar, por exemplo.
Entre todas elas, existem algumas que são as preferidas do Sr. Piet. Hopsa e a primeira polka ensinada aos alunos, que ate então dançavam apenas com as mãos dadas. Nesta dança, eles passam a dançar como casal, o que e um grande desafio para a idade.
O Boonopsteker, ou carregador de feijão, e uma musica que celebra a colheita de feijão. Durante a dança, os jovens, de mãos dadas, caminham em direção ao centro do circulo, levantando suas mãos, simbolizando a entrega dos frutos da terra aos céus. Talvez eles não se deem conta deste significado, mas a energia depositada e contagiante.
A Valsa Holambresa surgiu do encontro perfeito entre uma melodia e uma coreografia já dançada pelos imigrantes da cidade. E o Boerenplof, cuja melodia chama os dançarinos para sua apresentação na Expoflora, e o ponto forte das danças. E a dança que todos, desde pequenos, querem dançar e que fica estampada em suas almas para sempre, como o próprio Sr. Piet diz.