pedagogia
O filme vem dançar, retrata o dia-dia de uma escola que tem como estudantes, alunos de classe baixa, que são marginalizados pela sociedade, o filme demonstra que os alunos vivem com vários tipos de problemas familiares, como pais alcoólatras ou que se prostituem, já tiveram algum membro da família morto pelo tráfico ou preso por praticar-lo. A escola tem em sua gestão uma diretora que demonstra não só autoridade como também muita sensatez. Tendo como seu projeto político e pedagógico, uma atividade de assistência aos jovens infratores, em horário extraclasse.
Mas o programa só vem a ser implantando com o surgimento do professor de dança de salão.
No entanto esse educador é a principio muito desacreditado tanto pelos professores do colégio quanto aos estudantes, pois os estudantes não queriam aprender uma dança que não fazia parte de sua realidade social.
De certa forma, o professor já estava preparado pra isso, pois sabia que tal fato iria acontecer. Ele conseguiu conquistar o respeito dos alunos, respeitando-os, ouvindo-os e aceitando suas criticas e opinião e permitindo os estudantes a criar e utilizar um ritmo próprio, onde os alunos juntaram os dois estilos, o hip-hop e a dança de salão.
Vale dizer que nem todos os alunos aprendem da mesma forma e a maneira de se articular dentro da sala de aula, é isso que torna cada aprendiz específico, e os conhecimentos prévios devem ser levados sempre em consideração, além de tudo não existe uma receita básica, cabe a nós professores descobrir que método usar para um bom desenvolvimento do aluno.
Dessa forma o professor conseguiu mudar a relação dos alunos e conseguiu fazer com que os alunos passassem de futuros marginais ou presentes marginais para um modelo de superação.
Vale dizer que nem todos os alunos aprendem da mesma forma e a maneira de se articular dentro da sala de aula é que torna cada conteúdo específico, e os conhecimentos prévios devem ser levados sempre em consideração.