Pedagogia
Novas realidades e novos paradigmas emergem na sociedade humana, nos dias de hoje. Uma sociedade mais permeável á diversidade questiona seus mecanismos de segregação e vislumbra novos caminhos de inclusão social.
A presença crescente das tecnologias de informação e comunicação aponta para diferentes formas de relacionamento com o conhecimento e sua construção, assim como novas concepções e possibilidades pedagógicas nessa perspectiva, buscamos analisar e discutir a conjunção dessas diferentes realidades, a utilização de tecnologia assistiva para o empoderamento da pessoa com necessidades educacionais especiais, possibilitando ou acelerando o seu processo de aprendizado desenvolvimento, e inclusão social e apontando para o fim da ainda bem presente invisibilidade dessas pessoas na sociedade.
É sumamente relevante para o desenvolvimento humano o processo de apropriação, por parte do individuo, das experiências presentes em sua cultura.
O acesso aos recursos oferecidos pela sociedade, escola, tecnologias, etc influencia determinantemente nos processos de aprendizagem.
Entretanto, as limitações do individuo com deficiência tendem a tornar-se uma barreira á este aprendizado. Desenvolver recursos de acessibilidade seria uma maneira concreta de neutralizar as barreiras causadas pela deficiência e inserir esse individuo nos ambientes ricos para a aprendizagem, proporcionados pela cultura.
Outra dificuldade que as limitações de interação trazem consigo são os preconceitos a que o individuo com deficiência está sujeito.
Desenvolver recursos de acessibilidade também pode significar combater esses preconceitos, pois no momento em que lhe são dadas as condições para interagir e aprender, explicitando o seu pensamento, o individuo com deficiência mais facilmente será tratado com um “diferente igual”, ou seja, “diferente” por sua condição de pessoa com