pedagogia
EEEFM MARINETE SOUZA LIRA
A fotografia como recurso pedagógico
Prof. Darlan Campos - História
Prof. Fabio Jr – Geografia
Profª. Naiara Borges – Artes
Prof. André Jacintho – Língua Portuguesa
Visão geral
Fotografar é colocar na mesma linha de mira a cabeça, o olho e o coração
Henri Cartier-Bresson (1908-2004)
Fotografar é um modo de questionar uma realidade. Auxilia tanto nas descrições do cidadão comum, quanto dos cientistas e pesquisadores. Auxilia nas descobertas científico-tecnológicas e se complementa em diversas formas de expressões artísticas. Fotografar é uma maneira de ver o passado. Fotografar é uma forma de expressão, o "congelamento" de uma situação e seu espaço físico inserido na subjetividade de um realismo virtual.
Fotografar é um modo de comunicar e informar. Seguindo o raciocínio, a linguagem visual fotográfica além de ser mais forte não é determinada por uma língua padrão, não precisando assim de uma tradução, uma vez que o diferem são as interpretações.
Não há como negar a importância da imagem como linguagem visual no mundo contemporâneo. Difundida em quase todos os povos do mundo através dos meios de comunicação, a imagem desempenha atualmente papel fundamental na leitura e compreensão do mundo: dependendo dos objetivos de sua utilização pode servir tanto como instrumento para alienação das pessoas como meio de acesso e democratização do conhecimento.
Popularizada em quase todas as camadas sociais, a imagem utilizada para leitura do mundo numa perspectiva problematizadora e interdisciplinar, pode tornar-se uma grande aliada da educação no papel de formação dos sujeitos que enfrentarão os novos desafios impostos pela sociedade.
Desde meados do século XVIII, até os dias de hoje, a fotografia tem produzido notáveis ramificações, como o cinema, a televisão, a radiografia e a termografia, a fotografia infravermelha e ultravioleta, a ecografia e a ultra-sonografia, a fotomicrografia ótica e eletrônica.