Pedagogia
QUESTÃO 1 - (valor: 2,0) No nosso módulo da disciplina (página 15) temos em destaque uma definição de (RANIERI, 2000) diferenciando Educação de Ensino. Considerando essa definição, caracterize brevemente os modelos de Educação e de Ensino nos seguintes períodos históricos:
a) Brasil Colônia- Três períodos compuseram a educação no Brasil Colônia, sendo eles: Período Jesuítico, Pombalino e Joanino.
No período Jesuítico durante os séculos XVI e XVII os jesuítas foram praticamente os nossos únicos educadores. Os religiosos da Companhia de Jesus chegaram ao Brasil para catequizar os índios tinham como objetivo de educação difundir a fé e a religião cristã, tendo como modelo de ensino, para os nativos, os princípios básicos, como ler, contar e escrever. Nesse período o idioma foi um obstáculo encontrado, então, como primeiro passo era ensinar sua língua oficial e também aprender a língua nativa, com objetivo de melhorar a compreensão entre colonizador e colonizado. O público alvo na educação eram de preferência as crianças indígenas, pois com elas os padres expandiam sua obra catequizadora, ensinando às crianças as cantigas, repetidas logo após para os parentes em sua própria língua. Através da música os jesuítas despertaram a atenção e afeição dos nativos, utilizando os seus próprios instrumentos musicais, as cantigas traziam mensagens que falavam do Deus cristão. O Padre José de Anchieta aprendeu a língua tupi, elaborando a primeira gramática desta língua. Nesse período a educação não se destinava a formação da população, e sim privilegiar a nobreza. A educação feminina, nesta época, era restrita às boas maneiras e às prendas domésticas e à elite cabia à preparação para o trabalho intelectual segundo o modelo religioso.
As escolas jesuítas atendiam aos órfãos portugueses e aos filhos da elite colonial. Todas as escolas eram regulamentadas por um documento, escrito por Inácio de Loiola, chamado, abreviadamente, de Ratio Studiorum.