Pedagogia
Jogos, brincadeiras, técnicas de artes, estratégias para desenvolver a criatividade, são subsídios para ampliar e variar suas estratégias em sala de aula. Desenvolver a criatividade deve ser sempre nossa grande preocupação enquanto educadores. É muito importante que possamos através de todos as atividades que venhamos desenvolver em nossas salas de aula que estejamos sempre preocupados em estimular novas ideias. Não podemos também, deixar de nos preocuparmos com as fases do desenvolvimento intelectual de nossos alunos.Para desenvolver o pensamento e o comportamento criativo são possíveis de serem trabalhadas com crianças em diferentes fases do seu desenvolvimento e nas mais diversas situações. Sabemos que o pensamento completo predomina nas fases iniciais de escolarização e que precisamos exercitarmos as condições favoráveis para abstração.
Memórias escolares relacionadas a práticas artísticas
Na experiência dos elementos do grupo, chegamos a conclusão que em nossa infância, era somente uma professora para ministrar todas as aulas e pintura, colagem, atividades de comemorações como, por exemplo:
Dias das mães, dos pais , etc. eram motivos para despertar nossos dotes artísticos o que fazíamos com prazer e lembrar que a iniciação com canetinhas, guaches e giz de cera eram a maior gratificação.
Consideramos saudosas as aulas dos alunos na sala de aula havia uma concorrência, pois poderíamos mostrar o nosso melhor e com isso o interesse pelas ilustrações pinturas e atividades manuais se tornaram parte de cada um de nós.
Os professores trabalhavam estas aulas somente em sexta-feira e os materiais utilizados era juntados desde começo da semana.
Os trabalhos eram diversificados até mesmo construção de maquetes e esculturas em argila, materiais recicláveis faziam parte do nosso currículo das aulas de artes.
Qual é o papel da Arte na Educação contemporânea?
A sociedade contemporânea gira em torno