Cerrado
O cerrado brasileiro é encontrado em 8 estados: Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Piauí.
2- TIPOS DE VEGETAÇÃO
Possui vegetação semelhante a da savana com arbustos e árvores esparsas. As árvores têm caules retorcidos e raízes longas, para melhor absorção da água. A flora do Cerrado é muito variada, chegando a ter mais de 10.000 espécies de plantas. Sua cobertura vegetal é a segunda maior do Brasil, sendo uma área de 20% do território nacional. Apresenta as mais diversas formas de vegetação, desde campos sem árvores, ou arbustos, até matas ciliares. É a savana mais rica em biodiversidade do mundo, sua flora possui mais de 10.000 espécies de plantas, sendo 4.000 próprias desse bioma.
Sua maior parte do território é formada por campos, ou seja, região campestre. É subdividido em campo de cerrado e campo limpo, que se diferenciam na formação do terreno e na composição do solo, com declives ou plano.
As árvores mais altas do Cerrado chegam a 15 metros de altura. Apenas nas matas ciliares as árvores ultrapassam 25 metros e possuem normalmente folhas pequenas. Nos mais quentes campos rupestres encontra-se cactos, bromeliáceas e orquídeas, contando com centenas de espécies endêmicas. E ainda existem espécies desconhecidas, que devido à ação do homem podem ser destruídas antes mesmo de serem catalogadas.
3- FAUNA
No ambiente do Cerrado são exitem mais de 1.500 espécies animais já estudadas, formando o segundo maior conjunto animal do planeta. Cerca de 50 das 100 espécies de mamíferos estão no Cerrado. Apresenta mais de 830 espécies de aves, 150 de anfíbios, 120 espécies de répteis.
4-DISPONIBILIDADE DE LUZ E ÁGUA
Esse ambiente possui pouca água e épocas de estiagem onde o solo seca completamente na superfície. O sol é bastante intenso.
5-QUALIDADE DO SOLO
O seu solo possui poucos nutrientes, o que o torna um solo pobre. Quando é feita a agricultura nessa área, é preciso usar