pedagogia
Buscar...
Parte inferior do formulário
Home
A Empresa
Cadastre-se
Parceria
Contato
Home
EaD Individual
EaD para Grupos
Congressos
Palestrantes
Histórico de Eventos
Artigos
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA ESCOLA INCLUSIVA OU O LÚDICO E A CULTURA DO PERTENCIMENTO
Professor Lilo Dorneles lilo@professorlilo.com.br O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. www.professorlilo.com.br 1. Resumo
O presente artigo é resultado de um trabalho de pesquisa bibliográfica sobre a importância da atividade lúdica, do jogo e da brincadeira, como um instrumento pedagógico e de inserção do aluno portador de necessidades educacionais especiais, nas escolas regulares. Conforme a nova LDB, no 9.394, de 23 de dezembro de 1996.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no artigo 58, caracteriza-se a educação especial como modalidade de educação escolar, destinada aos educandos portadores de necessidades. Prevêem-se, nos parágrafos 1º e 2º, a existência de apoio especializado no ensino regular e de serviços especiais separados quando não for possível a integração "em virtude das condições específicas dos alunos". Prevê ainda a redação da lei que o ensino precisa assegurar ao educando “currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específica para atender suas necessidades”. Posteriormente com a Declaração de Salamanca, que desencadeou o debate versando sobre o movimento mundial da inclusão para todos. Porém, não basta incluir, precisa-se garantir qualidade de vida para esse sujeito no ambiente escola.
Fica claro através de diversos autores pesquisados, que o brincar é terapêutico e pedagógico, facilitando a aceitação e a aproximação dos indivíduos, que brincam juntos criando um clima de harmonia, facilitando a comunicação e estabelecendo a alegria da convivência, superando desafios e dificuldades através de um espírito lúdico.
Palavras–chave: