pedagogia
LIBRAS__________________________________________________04
FUNDAMENTOS PARA EDUCAÇAO ESPECIAL_________________12
A EDUCAÇAO FISICA E O ESPORTE NA ESCOLA_______________16
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS____________________________20
Linguagem de sinais LIBRAS
Introdução:
Este trabalho que será apresentado de libras retrata as historias da língua de sinais na lei nº10.436/2002 a lei reconhece como meio legal de comunicação e expressão. Essa lei e uma conquista com direitos e espaços na cidadania como escola, igreja e outros que levam a adquirir independências uma delas a introdução de interpretes em sala de aulas, essa inclusão só traz benefícios aos surdos que assim podem realmente serem incluídos a sociedade podendo assim se beneficiar de seus direitos.
A inclusão dos portadores de necessidades educativas especiais no Brasil, neste caso os surdos que usa a capacidade de linguagem e a habilidade de sinais para se comunicar. A educação dos surdos aponta a realidade das suas necessidades que por muito tempo foi discriminados.
Diante das questões sociais, culturais, e educacionais os surdos muitas vezes não são vistos pela sociedade por suas potencialidades, mas pelas limitações impostas por sua condição, são classificados como deficientes e incapazes, isso acontece por causa de um atraso na aquisição da linguagem que os surdos têm no seu desenvolvimento,e que na maioria das vezes, o seu aceso e inexistente.
O Brasil reconheceu a Língua Brasileira de Sinais/ Libras, por meio da Lei nº 10.436/2002, como a Língua das comunidades surdas brasileiras. No seu artigo 4º,garantem a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais / Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Para QUADROS (2006, p. 35), a língua de sinais "é uma língua espacial visual, pois utiliza a