Emanuela
Refugiadas são pessoas forçadas a fugir da região aonde vivem ou de seus países, devido questões políticas, étnicas, religiosas, e militares.
Segundo o Acnur (alto comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) em 2007 havia 31,7 milhões de refugiados no mundo e os países que são responsáveis pelo aumento do número é Oriente Médio, Afeganistão, Iraque e África.
Darfur é uma região localizada da porção oeste do Sudão aonde ocorrem grandes conflitos envolvendo religião, étnica e economia incluindo grande número de mortos
O ofeganistão é um país pobre com grandes conflitos étnicos e políticos causados por grupos soviéticos, grupo talibã que apoiou o território Osama Bin Laden. Por isso Afeganistão é recordista mundial em refugiados mais de dois milhões nos últimos 30 anos.
Causado por problema ambiental como degradação de terras, destruição de ecossistemas os refugiados tendem a permanecer em seu país, Estima-se que na década de 2020, sós milhões de pessoas serão refugiadas ambientais.
As Fronteiras se Abrem ‘’ A Fuga dos cérebros’’
Nas últimas décadas, um novo tipo de movimento populacional tem se destacado a migração do cérebro, ou seja, a migração de mão de obra qualificada, Embora a grande maioria dos migrantes qualificados parta do sul existe também esse tipo de migração tem um caráter econômico adequado dos políticos seletivos introduzidos pelos países receptores.
A mobilidade Internacional dos trabalhadores qualificados pode ser vista de diferentes ângulos. Para o país de origem, a saída dos ‘’cérebros’’, limita suas possibilidades de desenvolvimento, já que fica desfalcado de trabalhadores especializados, Por outro lado esses imigrantes geram fundos ao enviarem dinheiro para as famílias que permaneceram no país. Para o país de chegada, os’’cérebros’’ supre as necessidades de obra qualificada, mas podem também reperesentar prejuízo para mão