NECESSIDADE E RELEV NCIA DO ESTATUDO DO IDOSO Emanuela

1367 palavras 6 páginas
NECESSIDADE E RELEVÂNCIA DO ESTATUDO DO IDOSO

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) mostram que a expectativa de vida da população do país está crescendo e passou de 62,6 anos, em 1980, para 74 anos, em 2012. Como consequência, o número de pessoas com idade superior a 65 anos deve quadruplicar até 2060. Um dos grandes problemas que ainda precisa ser enfrentado pelos mais velhos é a violência. Cinco denúncias de abuso contra idosos são registradas por hora no Brasil.
De acordo com a SDH (Secretaria Nacional de Direitos Humanos), 70% dos agressores têm parentesco direto com os agredidos. São irmãos, netos, primos e, sobretudo, filhos, que na maioria das vezes praticam violência contra o idoso dentro de sua própria casa. Entre os tipos de abuso denunciados com mais frequência estão negligência (75%), violência psicológica (56%) e abuso financeiro (45,5%). Denúncias de violência física somam 28%.
Ainda segundo o governo, os casos de abuso contra idosos estão crescendo no país. Entre 2011 e 2012, houve um aumento de 65% na quantidade de denúncias. Em 2013, apenas entre janeiro e junho, a SDH já registrou 22.754 casos de violência praticada contra idosos, o que representa praticamente o montante total de denúncias feitas ao longo de todo o ano de 2012.
A condição do idoso é altamente precária: baixo valor da aposentadoria, altos custos dos remédios, dificuldade nos transportes e nas calçadas cheias de buracos, falta de moradia, saúde, lazer direcionado e educação em níveis de excelência. É propensão mundial a presença de populações cada vez mais envelhecidas, tornando intensa a Terceira Idade no cotidiano das civilizações. Aos poucos, a pirâmide etária brasileira vai se invertendo, embalada pela queda da natalidade, desenvolvimentos tecnológicos, avanços da medicina e, por incrível que pareça, pela melhora vagarosa na qualidade de vida, favorecendo o crescimento do número de idosos. Desta forma, o advento e a necessidade do Estatuto do

Relacionados