pedagogia
As leis atribuem as crianças direitos de cidadania por meio da família , da sociedade e do poder publico , com absoluta prioridade. Há necessidade crescente de que as instituições da educação infantil incorporem trazendo todas as partes juntas para o binômio cuidar e educar .
Para cuidar é preciso antes de tudo estar comprometido com o outro , com sua singularidade ser solidário com suas necessidades confiando em suas capacidades. Disso depende a construção de um vinculo afetivo entre quem cuida e é cuidado. (RCNEI –VOL 1 ,P.75, MEC/sef,1988).
Discutir o papel da educação infantil é exatamente o objetivo desse trabalho sempre tendo em mente que o cuidar e educar fazem parte da educação infantil e tem um papel indispensável nesse processo . Antes as escolas de educação infantil eram vista como deposito de crianças, usados apenas para colocá-las para os pais trabalharem, mas houve mudanças nessas visões , e hoje a educação infantil é vista como tempo e espaço destinado ao atendimento das crianças de zero a cinco anos de idade , tendo o cuidar e o educar como base para trabalho docente cada vez melhor . A expansão e mudanças da educação infantil no mundo todo , nas ultimas décadas é bastante conhecida . Com essas mudanças e expansão veio o RCNEI que foi desenvolvido em um momento em que as creches e pré escolas buscavam interligar cuidados à educação.
O referencial pretende orientar ações em busca de qualidade de educação para crianças.
Neste trabalho serão apresentados os eixos do cuidar e do educar segundo o RCNEI, a importância de avaliar e planejar na educação infantil, os métodos de alfabetização e o ambiente escolar a importância da roda conversa e o desenvolvimento da oralidade, a presença do lúdico no contexto da educação infantil. Pois há compreensão da importância da educação infantil como primeira etapa da educação básica e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança e seus diferentes aspectos. A educação