Pedagogia
O bom planejamento das aulas aliado à utilização de novas metodologias (filmes, mapas, poesias, músicas, computador, jogos, aulas práticas, atividades dinâmicas, etc.) contribui para a realização de aulas satisfatórias em que os estudantes e professores se sintam estimulados, tornando o conteúdo mais agradável com vistas a facilitar a compreensão. O planejamento é a etapa mais importante do projeto pedagógico, porque é nela que as metas são articuladas às estratégias e ambas são ajustadas às possibilidades reais. Existem três tipos de planejamento escolar: o plano da escola, o plano de ensino e a sequência ou projeto didático. O primeiro traz orientações gerais que vinculam os objetivos da escola ao sistema educacional mais amplo. O plano de ensino se divide em tópicos que definem metas, conteúdos e estratégias metodológicas de um período letivo. A sequência didática é a previsão de conteúdo de um conjunto de aulas e o projeto um trabalho mais longo e complexo.
2) Que elementos devem ser considerados na elaboração do plano aula?
Clareza e objetividade, atualização do plano periodicamente, conhecimento dos recursos disponíveis da escola, noção do conhecimento que os alunos já possuem sobre o conteúdo abordado, articulação entre a teoria e a prática, utilização de metodologias diversificadas, inovadoras e que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem, sistematização das atividades com o tempo, flexibilidade frente a situações imprevistas, realização de pesquisas buscando diferentes referências, como revistas, jornais, filmes entre outros, elaboração de aulas de acordo com a realidade sociocultural dos estudantes.
3) Quais as consequências advindas da ausência de planejamento por parte do professor?
O planejamento de aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem. A sua ausência pode ter como consequência, aulas monótonas e