pedagogia e anatomia
A poluição das águas é a contaminação de corpos de água por elementos que podem ser prejudiciais aos seres humanos, à fauna e à flora.
A poluição pontual é aquela na qual o foco de poluição é facilmente identificável como sendo a emissora de poluentes. Exemplos de poluição pontual são águas residuais, industriais, e de minas. Já a poluição difusa é aquela onde não há um foco definido de poluição, como no caso de drenagens agrícolas, águas pluviais e escorrimento de lixeiras.
Quando há poluição da água, um ou mais de seus usos são prejudicados. Sendo que a água não apenas abastece as nossas cidades, mas é usada também nas indústrias e na irrigação de plantações, é fundamental que ela seja a mais limpa possível. Para isto, a água precisa ser tratada desde sua retirada dos rios até sua chegada às residências. A água de um rio é considerada de boa qualidade quando ela apresenta menos de mil coliformes fecais e menos de dez micro-organismos patogênicos (causadores de cólera, verminoses, febre tifóide, hepatite etc.) por litro.
Há diversos tipos de contaminantes: agentes químicos orgânicos (biodegradáveis ou persistentes) e inorgânicos (ácidos, tóxicos, sais solúveis etc.); agentes físicos (radioatividade, calor, mudanças do sistema terrestre); e agentes biológicos (micro-organismos que causam problemas à saúde humana).
Ocorre contaminação agrícola devido aos resíduos do uso de agrotóxicos. Grandes quantidades de substâncias tóxicas são enviadas para os rios através das chuvas. O uso de adubo demasiado também resulta na poluição das águas, pois o adubo é carregado pelas chuvas aos rios locais, e causa a exploração de bactérias decompositoras que consomem o oxigênio, diminuindo a concentração do mesmo na água, o que resulta na produção de sulfeto de hidrogênio, que é um gás que, em grandes quantidades, é tóxico.
Os resíduos gerados pelas indústrias e na cidade também são uma enorme fonte de poluição das águas. Lixo, entulho e produtos