PEDAGOGIA, UMA HISTÓRIA DE DILEMAS E DESAFIOS
Aluna: Gislana Campos Silva
PEDAGOGIA, UMA HISTÓRIA DE DILEMAS E DESAFIOS.
Quando um jovem adentra na faculdade, tem em geral a expectativa de sair preparado para assumir uma profissão e ter sucesso. Assim começa o dilema para ingressar e permanecer no mercado de trabalho. Independente de realizar o feito e ser funcionário, ou tornar – se patrão de si mesmo, é importante que o recém – formado perceba que cada tentativa frustrada é um aprendizado, aproveitando para modificar a realidade com autoconfiança.
Cada vez que saímos em busca de uma nova oportunidade encontramos novos desafios. Somos condicionados, desde pequenos, a escolher por uma ocupação, recebemos dicas, orientações e sugestões de como se portar no ambiente de trabalho. Imaginamos que todo esse processo nos prepara para enfrentar os percalços da profissão.
Vale lembrar que estar satisfeito e realizado é o principal estímulo para colher frutos na vida pessoal, nos permitir estar em constante evolução e aprendizagem. Na pedagogia não é diferente, não é apenas ser professora, mestre, tia, coordenadora, supervisora, orientadora, dona de escola. É mais do que isso, é ser responsável. Ser pedagogo é ter coragem de enfrentar uma sociedade deturpada, equivocada, sem valores morais e nem princípios. Ser pedagogo é ser valente, porque mesmo diante das dificuldades enfrentadas diariamente, a meta é saber conhecer o caminho, atingir os objetivos e saber lidar com o diferente, sem preconceitos, sem distinção de cor, raça, sexo ou religião, é ter uma responsabilidade muito grande em mãos. Você está preparado para isso?
A missão do profissional formado em pedagogia é mudar não uma educação retorcida, mais ser capaz de transformar a sociedade que ainda está por vir, ter nas mãos a capacidade de plantar hoje nesta sociedade que hoje é tão infértil, possa colher esses frutos. Pedagogia é mais que transmitir conhecimento, é despertar a