desafio do trabalho do professor
António Nóvoa
1
António Nóvoa
Apresentação
A convite do nosso Sindicato, o Prof. António Nóvoa esteve em São Paulo, em outubro de 2006.
A data de sua vinda não foi uma coincidência. Nossa intenção era associar a presença do conhecido e respeitado pedagogo português às datas que festejam os dias do professor: 5 e 15 de outubro.
Essa foi a forma de não deixar que a ocasião se perdesse em comemorações desprovidas de um significado mais profundo, como costumeiramente acontece com aquelas festividades provincianas que mais confundem do que esclarecem qual é a exata dimensão do ofício do educador.
A iniciativa do SINPRO-SP não poderia ter sido mais feliz. António Nóvoa, convidado para falar sobre o tema “Desafios do trabalho do professor no mundo contemporâneo”, apresentou ao público que lotou as dependências do Parlatino uma extraordinária reflexão sobre os dois maiores impasses em que vivem todos os que atuam no campo da Educação: a crise de identidade da escola e os efeitos disso na concepção e na prática da nossa atividade profissional. Naturalmente, Nóvoa falou de questões universais, mas os professores das escolas particulares sabem muito bem – e amargamente
– como esses impasses têm se refletido no seu cotidiano; como a lógica selvagem do mercado tem sufocado suas energias e os transformado em executores de tarefas que guardam muito pouco com a essência de suas funções.
A edição integral da palestra de António Nóvoa que chega agora, neste início de 2007, às mãos dos professores é, também por isso, providencial. Certamente sua leitura, tanto para os que não tiveram a oportunidade de assistí-lo quanto para aqueles que curtiram sua presença, pode servir de contraponto nas reuniões ditas de planejamento das escolas para que uma reflexão inteligente alimente maior inserção do professor nos destinos da Educação.
A diretoria do SINPRO-SP
Janeiro de 2007
4
Nada substitui o bom professor
O meu último livro, que foi bastante